Se você está trabalhando na indústria digital, é provável que você tenha encontrado o termo Vendarketing, o conceito que é a união de visões de Vendas e Marketing.

Essas duas equipes tradicionalmente operam como entidades separadas em uma organização. No entanto, o mercado moderno está mudando de tal maneira que chegou a hora de esses dois departamentos unirem, alinharem e simplificarem seus processos.

Com tantas informações prontamente disponíveis para ajudar a iniciar o processo de alinhamento, nunca houve um momento melhor para otimizar suas estratégias de vendas e marketing para aumentar as vendas e se tornar uma equipe profissional colaborativa.

Reunimos 7 competências que devem estar na cartilha de um profissional dedicado ao Vendarketing.

01 – Facilite a colaboração

O primeiro passo para alinhar suas equipes de vendas e marketing é facilitar isso.

As vendas operam com base nas informações compartilhadas com os clientes pelo departamento de marketing, e o departamento de marketing usa o feedback das equipes de vendas para gerar conteúdo de alta qualidade projetado para despertar o interesse dos clientes em potencial.

Para garantir que a comunicação seja simplificada entre esses dois departamentos, todos os recursos e materiais devem estar em um local acessível a todos.

Sistemas de armazenamento baseados na nuvem, como o Google Drive e o Dropbox, são plataformas incrivelmente úteis e fáceis de usar para armazenar qualquer informação relacionada aos negócios.

Os sistemas de arquivamento compartilhado também permitem que os líderes de equipe enviem documentos relevantes e oportunos com facilidade, otimizando o processo e criando equipes mais eficientes.

02 – Crie terminologia e processos alinhados

A única maneira que o compartilhamento de arquivos baseado em nuvem dos recursos de negócios pode funcionar de forma eficaz é se as informações contidas nesses documentos forem compreensíveis e acessíveis para as equipes de vendas e marketing.

A criação de um conjunto coletivo de definições ajudará a esclarecer os problemas de comunicação entre os grupos e a minimizar os mal-entendidos.

Indo além do esclarecimento de termos-chave como “liderança” e “perspectiva”, as equipes de vendas e marketing também devem trabalhar juntas para identificar seu perfil de cliente ideal. Ele ajudará você a descobrir quais prospectos seu departamento de marketing digital deve ter como alvo.

Uma vez que as equipes de vendas e marketing entendam quem é perfil ideal para o negócio, elas podem trabalhar juntas para desenvolver campanhas de marketing e estratégias de vendas que se alinhem com esse público-alvo.

Outra estratégia para alinhar a terminologia e os processos do Vendarketing é criar um contrato de nível de vendas, também conhecido como SLA.

Um SLA pode ser usado entre as equipes de vendas e marketing para esclarecer a confusão e solidificar as funções de cada departamento em todo o processo de geração de leads.

Idealmente, o SLA de um negócio incluirá onde as equipes podem encontrar materiais relevantes, a cadência ideal entre as equipes de vendas e marketing e uma definição do que qualifica um lead como um possível candidato de alto potencial.

03 – Passe tempo de qualidade juntos

Isso pode não parecer uma estratégia típica de negócios, mas criar oportunidades de conexão pessoal entre os departamentos de vendas e marketing permite que eles construam relacionamentos significativos e entendam o ponto de vista do outro.

Esse investimento em tempo pessoal não significa necessariamente planejar retiros de negócios de uma semana inteira (embora uma pausa na formação de equipes seja sempre uma boa desculpa para uma excursão). Por exemplo, você pode estabelecer um clube do livro para depois do horário comercial ou criar uma equipe de beisebol não competitiva.

Quando os membros da equipe se sentirem compreendidos e confortáveis ​​em um nível pessoal com seus colegas, a comunicação profissional, no escritório, será mais fácil entre os departamentos.

É importante que as equipes de vendas e marketing saibam que não estão competindo entre si, mas que estão trabalhando em prol de um objetivo comum: aumentar a lucratividade e criar um negócio de sucesso. Celebre os sucessos como uma unidade e não como departamentos separados.

Torne o ambiente de trabalho um local estimulante, envolvente e divertido. Cultivando o respeito profissional e pessoal entre os membros da equipe e os próprios departamentos, o alinhamento do Vendarketing se tornará uma experiência orgânica.

04 – Concentre-se na totalidade do funil de vendas

Um funil de vendas otimizado não é útil apenas para gerar vendas, mas também para desenvolver táticas de geração de leads.

Quando o funil de vendas está operando de forma ideal, as equipes de marketing podem analisar os dados disponíveis para ver onde os clientes em potencial estão desistindo e o conteúdo que os mantém descendo pelo funil.

Quando o funil de vendas é compreendido e acessível para as equipes de vendas e marketing, os indivíduos podem criar um conteúdo melhor para a geração de leads e, ao mesmo tempo, posicionar pontos de contato estratégicos em todo o próprio funil.

05 – Crie metas comuns de Vendarketing

Quando tudo estiver dito e feito, as metas alinhadas são a base de uma aliança eficaz de vendas e marketing. As empresas que praticam um bom Vendarketing geram uma receita de 208% a mais com seus esforços de marketing.

Alinhar os objetivos das equipes de marketing e vendas começa com a conexão dos dados que eles analisam. Considere os tipos de dados que fornecem insights sobre os esforços de marketing em vez de desenvolvimentos de vendas.

A geração de leads pode ser de grande importância para as equipes de marketing, mas sem as conversões de vendas certas, esses leads podem não ser de alta qualidade.

Para começar a criar metas comuns de Vendarketing, os dois departamentos devem trabalhar para sincronizar seu jogo final. Reservar tempo mensalmente para que as equipes de vendas e marketing atendam e colaborem nas metas de geração de leads pode ajudar a aumentar a eficácia e a eficiência de ambos os departamentos.

Por exemplo, se as vendas dificultam a venda de um serviço ou produto específico, as equipes de marketing podem criar uma estratégia que promova a conscientização e comercialize o produto ou serviço para leads de alto potencial.

A partir daí, a equipe de vendas pode assumir o controle desses leads através do funil de vendas on-line e fechar alguns negócios. Quando essas duas equipes têm uma responsabilidade mútua, elas dependem umas das outras tanto quanto elas próprias para produzir e compartilhar conteúdo de alta qualidade para um público-alvo.

06 – Melhorar a comunicação entre as equipes

Sem comunicação profissional regular entre as equipes de vendas e marketing, a geração de leads produtivos – e, por sua vez, a conclusão das vendas – é quase impossível.

A Forrester Research descobriu que apenas 8% das empresas têm forte alinhamento de marketing e vendas, então, de onde vem o problema?

Uma das principais causas de desalinhamento entre profissionais de marketing e profissionais de vendas é a falta de comunicação regular e eficaz.

Como discutimos os problemas e criamos soluções produtivas uns com os outros é uma faceta integral de um negócio eficaz, por isso é vital que essas equipes tradicionalmente desalinhadas implementem oportunidades regulares para compartilhar preocupações e colaborar com facilidade.

Considere estabelecer reuniões regulares para analisar o sucesso da geração de leads, incentivar o compartilhamento de feedback construtivo entre equipes de vendas e marketing e trabalhar ativamente em conjunto para estabelecer um melhor relacionamento com leads de alto potencial por meio de uma estratégia otimizada de funil de vendas.

07 – Desenvolver conteúdo de funil completo como equipes alinhadas

A criação de conteúdo de marca como equipes coesas pode ajudar na geração de leads e no desenvolvimento de vendas.

A criação de conteúdo para a venda social pré-funil e a garantia de vendas podem ser o empurrão final que as perspectivas precisam para tomar uma decisão de compra.

Por exemplo, estudos de caso podem ser desenvolvidos tanto por profissionais de marketing quanto por profissionais de vendas para destacar os desafios e sucessos de clientes anteriores e podem ser usados ​​para criar reconhecimento de marca com leads ou para solidificar um acordo para um cliente em potencial que enfrenta lutas semelhantes.

Ao desenvolver esse conteúdo juntos, a Tenfold sugere que mensagens e toques consistentes ajudem a manter os leads envolvidos durante todo o processo de funil.

Uma empresa é composta de várias partes móveis, que devem trabalhar juntas para promover a geração de leads bem-sucedida e o sucesso em toda a empresa.

Uma estratégia alinhada de vendas e marketing é essencial para ajudar as organizações de ponta a superar os desafios do mercado e chegar à nova era das vendas e do marketing digital.